quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O que é a EJA?


A educação tem como princípio básico promover a cidadania, atribuindo oportunidades no decorrer de sua vida, tanto na área profissional quanto na área pessoal.  Mas estes direitos não são levados a sério nas classes mais populares e com isso aumenta a desigualdade social se faz presente em nosso país. As crianças e adolescente no Brasil que vivem em situações precárias não têm este direito garantido, neste sentido necessitam trabalhar ou ajudar os pais no decorrer de sua infância, não tendo a oportunidade de estudar e de garantir um futuro melhor.
Cabe lembrar que estas crianças que hoje em dia já se transformaram adultos, já possuem família formada e passam necessidades por não terem freqüentado  a escola na faixa etária correta, muitos são trabalhadores, outros estão desempregados, justamente pelo fato de não possuírem escolaridade.
A auto-estima é um dos fatores importantes da volta à escola dessas pessoas que não tiveram esta oportunidade, por serem descriminados e sofrerem preconceitos no âmbito social, familiar e profissional. Vale lembrar que estas pessoas não tem escolaridade,  traz em sua bagagem de vida conhecimentos e cultura que muitas pessoas letradas não usufrui por não ter vivencia necessária ou até mesmo por não terem passado por dificuldades como ter que trabalhar para não passar fome.
No entanto é direito desses cidadãos conhecerem bem a língua que fala,  fazer uso dos direitos que são oferecido, reconhecer sua identidade, comunicar-se melhor consigo e com os outros, aprender novas técnicas, ou seja, ter as mesmas oportunidades que outras pessoas têm.
(Juliana Vasconcellos, monografia “Educação de Jovens e Adultos: a perspectiva do educando da Zona Rural)
<!--[endif]-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário