quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Resumo de alguns artigos interessantes sobre a EJA.


     (Ana Rita de Paula)
De modo geral, o artigo discute a questão do respeito que a sociedade precisa ter com as pessoas com deficiência. Respeito aos direitos de igualdade de oportunidades, respeito à acessibilidade em sentido amplo, respeito ao direito de todas as crianças terem suas capacidades desenvolvidas, enfim, as pessoas com deficiência devem ser respeitadas como parte da diversidade humana e da humanidade. O artigo define também que é importante entender a inclusão como um processo de construção de uma nova sociedade para todos, na qual inclusão não é a mesma coisa que integração ou inserção.
Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no Brasil atual: do simulacro à emancipação.
(Sônia Maria Rummert)
O presente artigo vem ressaltar o destaque que o Governo Federal vem dando à Educação dos trabalhadores jovens e adultos do Brasil, atribuindo mais importância a escolaridade desta classe trabalhadora a fim de promover novos movimentos sociais.

Para ler o artigo na íntegra acesse o link:
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewArticle/10302

Educação de Jovens e Adultos: as dimensões políticas, profissional e pessoal na formação docente.
(Ana Cristina Silva da Rosa e Edna Prado)
O artigo se refere à formação docente na Educação de Jovens e Adultos, abordando as dimensões política, profissional e pessoal. Os resultados dessa pesquisa demonstram que a má estruturação desta modalidade não interfere no comprometimento destes educadores.
Para ler o artigo na íntegra acesse: http://redalyc.uaemex.mx/pdf/684/68411107.pdf

Declaração de Salamanca.
A Declaração de Salamanca trata basicamente dos princípios relacionados às políticas e práticas dentro da educação especial. Também apresenta procedimentos que visam a equalização de oportunidades para tais pessoas além de ser considerada um dos mais importantes documentos que defendem a inclusão social. Através dela, foi possível ampliar o conceito de necessidades educacionais especiais, incluindo além de crianças com necessidades especiais, como a maioria de nós se refere às crianças portadoras de alguma deficiência “diagnosticada”, também as crianças que estão passando por toda e qualquer dificuldade dentro do ambiente escolar ou fora dele.
A Declaração de Salamanca é de extrema importância para afirmar e ajudar a garantir que a inclusão realmente aconteça, mas como qualquer documento não deve somente ficar no papel. Os artigos presentes na Declaração de Salamanca devem ser colocados em prática em toda e qualquer instituição, seja ela escolar ou não. É preciso que toda sociedade compreenda que ninguém é igual a ninguém, todos somos especiais, e diferentes em todos os aspectos.
Você encontra a Declaração de Salamanca acessando: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário